quarta-feira, 9 de abril de 2014

Eleições no Québec 2014 (Uma opinião pessoal)

Quebec Premier designate Philippe Couillard speaks at a news conference, Tuesday, April 8, 2014 at the legislature in Quebec City. Quebecers elected a Liberal majority government on April 7. (The Canadian Press)

Antes de mais nada, gostaria de dizer que o post a seguir exprime apenas minha opinião.
Eu geralmente não gosto de escrever sobre política pois acho que as visões são muito particulares e acredito que pode criar às vezes atritos desnecessários, porém acredito que o assunto é de vital importância para nossos leitores e creio que a maioria ficou satisfeita com o resultado desta votação no Québec.
Sabemos que a primeira ministra que estava no poder teve algumas posições extremamente radicais e digamos impopulares como a carta de valores, a exigência da lingua francesa, a possibilidade de separação do Québec do Canadá e por aí vai.
Comecei a pensar que se a população quebecoise aceitasse e apoiasse tais posições eles seriam um povo intolerante e com atitudes xenofóbicas. Será mesmo que o lugar que eu escolhi para criar minha família seria assim?
Tenho acompanhado desde o começo do plebiscito e principalmente na segunda-feira, dia 7, dia do resultado, eu fiquei ligado na CBC para saber o resultado da eleição. Para vocês terem uma ideia, fiquei na internet vendo os noticiários até a madrugada de terça, quando Madame Marois fez seu discurso de concessão. Incrível que nem mesmo no seu reduto ela ganhou! Ficou sem cargo e teve de pedir demissão como lider do PQ.
Posso dizer que isto me lavou a alma! Não pela perda dela, mas pela resposta do povo quebecois que disse NÃO as ideias dela. Pude novamente acreditar que a sociedade quebecoise é mesmo uma sociedade tolerante, justa e não aceita nem quer fazer parte destas ideias xenofóbicas. Parabéns ao povo Quebecois! Merecem o meu respeito e admiração.
O interessante é que o Sr. Philippe Couillard não somente ganhou o governo como ainda o seu partido, PLQ, ganhou 70 cadeiras fazendo-os um governo majoritário!
O Québec está feliz, o Canada está feliz! Pareceu que todos estavam mesmo muito felizes com a votação.

"C'est une bonne journée pour le Québec et le Canada" - Justin Trudeau

O novo primeiro Ministro do Québec, Sr. Philippe Cuillard é neurocirurgião pro profissão, quer um governo de transparência, integridade e estabilidade. Ele quer trazer mais empregos para o Québec, apoia o bilinguismo e está pretendendo trazer novamente o que existia antigamente na província: Aulas de inglês de forma intensiva para alunos da sexta série no ensino público.

"Meu interesse é dar ao Québec o governo mais transparente que o Québec já viu. Nós precisamos restabelecer a confiança dos quebequenses no seu governo" - Philippe Cuillard (Tradução livre)

O que muda para nós como imigrantes? Ainda é muito cedo para dizer, porém na humilde visão deste que vos escreve, acredito que mudará muitas coisas, por exemplo, acredito que a exigência de um conhecimento muito alto de Francês já não será como está sendo agora, mas como era antes, quando o Québec acreditava que os que imigram precisam de um tempo no Québec para poderem aprimorar o Francês. A tolerância com as minorias (neste caso estamos falando dos imigrantes) será maior, os que como nós estão no processo provincial desde 2011 amargando uma espera imensa para uma entrevista. Acredito que isto possa diminuir muito, claro que isto ainda vai levar um tempinho, pois nada é feito para ontem. Mas acredito que podemos esperar o processo provincial melhorar muito.
É um ótimo início!
Abraços,

Alfredo.

Um comentário:

  1. Sua opinião não é ruim, mas é extremamente simplista, olhar a política do Québec com olhos brasileiros nos faz ver de maneira míope a situação. A carta de valores se "acertada" seria ótima, pois traduz a vontade de integrar os imigrantes na cultura local e eliminar possíveis barreiras... enfim, poderíamos conversar horas sobre o assunto e expormos nossas opiniões tranquilamente. Infelizmente o governo Couillard não faz o que prometeu (novidade?), ele corta vários serviços públicos que fazem do Québec um lugar único com a desculpa de reduzir os gastos e reduzir a dívida o que seria ótima se os números que ele apresenta não fossem maquiados... e o efeito contrário... enfim, política... Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir